ChemStories: uma proposta de jogo educativo com mistério, diversão e química!

Autores/as

  • Marcus Vinicius da Silva Franco Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Keyla Dayane Rodrigues de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mar Domingos Soares Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-1

Resumen

No rol de disciplinas escolares, a Química é eventualmente citada pelos estudantes como uma das mais difíceis, pelo grau de abstração que exige, pela linguagem específica, pelo pensamento científico e pela forma que as professoras e os professores estruturam suas aulas, a partir, frequentemente, de estratégias com base na memorização de fatos e dados e da utilização de fórmulas. Nesse trabalho apresentamos a proposta inicial de um jogo educativo, nomeado ChemStories, como uma estratégia didática com potencial para motivar e desenvolver aprendizagens na sala de aula e principalmente para momentos em espaços de convivência. Apresentamos o processo de elaboração da proposta, inspirado no jogo original Black Stories, para em seguida apresentar três cartas e seus contextos e, por fim, discutir, a partir de critérios da literatura, uma primeira validação teórica. Mantivemos a característica principal do jogo original, o mistério e o caráter macabro das histórias que dão o contexto de cada carta.

Publicado

2021-09-25