Estágio supervisionado de ensino em ciências: um relato sobre as experiências obtidas no ambiente escolar (Ensino Fundamental)

Autores/as

  • Célio dos Santos Almeida Universidade Federal do Amazonas
  • Dartaguinan da Silva Góes Universidade Federal do Amazonas
  • Thakayama da Costa Romano Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.1-19

Resumen

O estágio em ensino almeja a aproximação da futura profissão docente ao ambiente escolar, o que possibilita a obtenção de um conhecimento prático em sala de aula. O presente artigo objetiva relatar as experiências da docência em sala de aula e apresentar o cotidiano dos estagiários do curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas no campo de atuação em uma escola da rede pública de ensino no município de Coari-Amazonas. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. O estágio apresentou 20h de observação e 25h de regências em sala de aula nas turmas de 6°, 7°, 8° e 9° ano do ensino fundamental II. Pode-se identificar algumas dificuldades de infraestrutura e aperfeiçoar os conhecimentos da docência, utilizando as metodologias didáticas para a melhoria do ensino e aprendizado dos alunos.

Publicado

2021-03-20

Número

Sección

Informes de experiencia