Realidade virtual e aumentada: um relato sobre a experiência da utilização das tecnologias no Ensino de Química

Autores/as

  • Lucas da Costa Ferreira
  • Alcides Loureiro Santos

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso da Realidade Virtual e Aumenta (RVA) no Ensino de Química, mostrando a importância do uso de ferramentas tecnológicas na educação. Destaca-se que o uso destas tecnologias proporciona maior interatividade entre os alunos, criando um novo ambiente atrativo e inovador para a aprendizagem. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa sobre a participação de estudantes e professores que experimentaram as tecnologias RVA apresentadas na Mostra Viver Ciência, edição 2019, em Rio Branco - Acre. Percebeu-se uma grande afeição nas pessoas presentes pelas práticas metodológicas que utilizaram aplicativos para smartphones e óculos de Realidade Virtual (RV). Assim, percebe-se que essas ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Química, tanto na educação básica como na superior.

Biografía del autor/a

Alcides Loureiro Santos

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Acre. (2016). Possui curso de Aperfeiçoamento para Professores de Química pela Universidade de Aveiro (Portugal - 2014). Graduado em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Acre (2009). Atualmente é professor do quadro efetivo - área de química - Secretaria de Estado de Educação do Acre. Trabalhando no Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia. Trabalhou como químico da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), atuando na área de Energias Renováveis com ênfase na produção de óleos vegetais e biocombustíveis. É professor de Nível Superior da Faculdade Meta (FAMETA), atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Engenharia Ambiental. Atuou como bolsista PIBIC CNPq e como supervisor do Programa PIBID/Química pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de QUÍMICA, com ênfase em ENSINO, TICs e em Energias Renováveis.

Publicado

2020-05-07

Número

Sección

Informes de experiencia