Uno da geometria molecular: um jogo didático para ensinar geometria dos pares de elétrons e geometria das moléculas
Resumen
A utilização de jogos didáticos como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tem sido uma prática recorrente, principalmente na educação básica. Sabe-se que atividades lúdicas mediadas por jogos contribuem para o desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo, ao mesmo tempo em que atrai a atenção para assuntos considerados difíceis, principalmente no ensino de Química. Neste trabalho relata-se o desenvolvimento do jogo didático “Uno da Geometria Molecular”, elaborado por licenciandos em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC) para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, como ferramenta de reforço para o aprendizado dos conteúdos de geometria dos pares de elétrons e geometria molecular. O jogo contribuiu para que os estudantes visualizassem melhor o conteúdo de estruturação química tridimensional das moléculas, uma abstração para maioria deles. Para os licenciandos do Curso de Química, essa atividade ampliou a visão do cotidiano escolar onde, também, foi possível verificar como um jogo didático pode ser um instrumento facilitador no processo aprendizagem dos estudantes.