Roda roda eletroquímica: um relato de experiência sobre o uso de jogo didático como auxílio para o ensino de química

Autores/as

  • Alcides Loureiro Santos Universidade Federal do Acre
  • Nathânia Oliveira Silva
  • Sandra Maria Gomes de Oliveira

Resumen

Esse trabalho tem por finalidade relatar uma experiência pedagógica lúdica, visando compreender a importância dos jogos didáticos como um estratégias metodológicas nas aulas de Química. Para isso, foi aplicado o jogo lúdico Roda a Roda Eletroquímica, na escola Estadual Tancredo A. Neves, localizada no bairro Bahia em Rio Branco – Acre, para alunos do terceiro ano do ensino médio no primeiro semestre de 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário em que foram analisadas as respostas dos alunos. Percebeu-se que o interesse deles pela atividade proposta foi de grande relevância. Notou-se também que há a necessidade de inserção de diversificadas modalidades de atividades lúdicas nas salas de aula, tanto para motivar a socialização entre os alunos, quanto para contribuição na aprendizagem. Por tanto, sabe-se que os jogos lúdicos são recursos metodológicos que estão garantindo espaço no ensino de química e esse relato servirá para auxiliar outros profissionais que desejem desenvolver esse jogo com seus alunos, contribuindo cada vez mais com a superação do ensino tradicional por um mais significativo e interessante para o aluno.

Biografía del autor/a

Alcides Loureiro Santos, Universidade Federal do Acre

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Acre. (2016). Possui curso de Aperfeiçoamento para Professores de Química pela Universidade de Aveiro (Portugal - 2014). Graduado em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Acre (2009). Atualmente é professor do quadro efetivo - área de química - Secretaria de Estado de Educação do Acre. Trabalhando no Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia. Trabalhou como químico da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), atuando na área de Energias Renováveis com ênfase na produção de óleos vegetais e biocombustíveis. É professor de Nível Superior da Faculdade Meta (FAMETA), atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Engenharia Ambiental. Atuou como bolsista PIBIC CNPq e como supervisor do Programa PIBID/Química pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de QUÍMICA, com ênfase em ENSINO, TICs e em Energias Renováveis.

Publicado

2019-12-10

Número

Sección

Informes de experiencia