Teatro: um dos caminhos que supera os desafios no ensino de química na educação especial

Autores

  • Erica Fernandes Caitano
  • Paula Regina Melo Meotti
  • Josabeth Bezerra Teixeira
  • Lilian Cristina Leal e Silva
  • João Carlos Costa

Resumo

Este trabalho foi realizado por graduandos do curso de Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, no município de Humaitá. A Química é parte da vida, perpassa transversalmente a maioria das ciências. Atualmente é uma das matérias estruturais da Base Nacional Comum. O artigo parte de um projeto de extensão aplicado no instituto APAE, que atende voluntariamente alunos com deficiência. Tal projeto objetivou repassar noções básicas de bioquímica (biomoléculas elementares), mediante metodologias participativas apoiadas nas artes cênicas (teatro), buscando relacionar tais conteúdos com o consumo de alimentos cotidianos, mediante a análise da estrutura e funções químicas. Justifica-se isso ao fato de as resistências e dificuldades na compreensão de conteúdos abstratos poderem comprometer o processo ensino/aprendizagem. A maioria dos discentes apresentou desempenho satisfatório, atingindo os resultados almejados. Por isso, faz-se necessário discutir e construir metodologias específicas que auxiliem no repasse de conteúdo técnico e cientifico para esse tipo de público.

Downloads

Publicado

2019-06-26