A narrativa de si como possibilidade para reflexão da prática docente no período do estágio supervisionado

Autores/as

  • Matheus Junior Baldaquim
  • Flávia Caroline Bedin
  • Thalita Gabriela Comar Charallo
  • Márcia Camilo Figueiredo

Resumen

Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma monografia de conclusão de curso na qual são evidenciadas as contribuições do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná para a construção da identidade docente do licenciado em Química. Para a constituição dos dados, foram utilizadas as observações, anotações, portfólios, fundamentações teóricas e metodológicas produzidas no âmbito deste componente curricular no decorrer de dois anos. A análise dos dados foi realizada tendo como aporte teórico-metodológico a narrativa de si para reflexão das experiências vivenciadas, constituindo-se como uma abordagem de pesquisa qualitativa. Depreende-se que, este momento formativo, é fundamental para apropriação de saberes teóricos e metodológicos necessários para mobilizar na prática, proporcionando situações em que se aprende com e a respeito da realidade vivenciada, ao passo que contribui de forma significativa para a construção da identidade docente.

Publicado

2019-06-26