Construção do experiment@: um guia didático com atividades experimentais investigativas para o ensino de química, a partir de reflexões docentes

Autores/as

  • Elisandra Chastel Francischini Vidrik
  • Irene Cristina de Mello

Resumen

Neste trabalho apresentamos como foi feita a construção do Guia Didático Experiment@, desenvolvido como parte do processo de uma investigação científica realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso. Este Guia tem como objetivo contribuir com a prática pedagógica de professores de Química, propondo atividades experimentais investigativas. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos questionários aplicados para três professoras que eram membros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da UFMT, campus Cuiabá (Edital/2015). Os resultados permitiram evidenciar a necessidade de incluir no Experiment@ as características da metodologia que versa sobre o ensino por investigação e em relação à viabilidade do Guia, as professoras teceram julgamentos favoráveis sobre a linguagem clara e aos subsídios essenciais que norteiam o docente no desenvolvimento de suas atividades.

Publicado

2019-05-30