A atividade cooperativa por meio de uma sequência didática com o tema petróleo: uma análise do PIBID química

Autores/as

  • Mariana Cavichioli Alves
  • Fernanda Caroline Souza da Silva
  • Ananda Jacqueline Bordoni
  • Murillo Sotti da Silva
  • Marcelo Pimentel da Silveira
  • Neide Maria Michelan Kiouranis

Resumen

Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa que buscou responder à questão: “de que forma uma sequência didática (SD) com o tema gerador petróleo, utilizando o método Jigsaw, pode vir a desenvolver os cinco princípios fundamentais da atividade cooperativa?”. A sequência, planejada por bolsistas do Pibid química, para oito aulas, foi aplicada com 50 alunos em duas turmas de 3º anos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de uma cidade do norte do Paraná. Para os dados desta pesquisa, foram utilizados os diários de aulas dos bolsistas do Pibid química, as filmagens da SD e o seu planejamento. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com base nas categorias a priori: interdependência positiva; responsabilidade individual; interação face a face; habilidades interpessoais; processamento grupal. Assim, por meio das discussões, o objetivo desta pesquisa é destacar os princípios da atividade cooperativa nesta SD.

Publicado

2019-05-14