Proposta de ensino para o conteúdo de oxirredução: estudo de caso envolvendo a Ponte Hercílio Luz

Autores

  • Luciana Borges do Amaral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Henrique Manoel Cardoso de Ávila Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanderlei José Valim Vieira Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Passos Sá Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-19

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino do conteúdo de oxirredução, através do método de Estudo de Caso, e analisar a sua viabilidade em sala de aula. Para isso, utilizou-se como temática a ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis-SC. O trabalho foi voltado a estudantes do ensino médio e parte da apresentação de um caso simulado que implica na seguinte tomada de decisão: “O que fazer com a Ponte Hercílio Luz?”. Para apontar soluções para o problema os estudantes necessitam compreender alguns conceitos químicos e refletir acerca de outras questões de natureza social, econômica e ética, dentre elas, a importância dos patrimônios históricos na construção de uma identidade local. A partir dos resultados obtidos com a realização deste estudo, foi possível observar que o método de estudo de caso possui grande potencial para despertar o interesse dos estudantes no processo de ensino de conteúdos considerados complexos. Esta estratégia tende a contribuir para que os estudantes desenvolvam a autonomia, a argumentação e a capacidade de trabalhar em grupo e resolver problemas.

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Publicado

2021-10-25