Ações educativas como ferramentas pedagógicas com ênfase para alunos especiais no ensino de química
Abstract
Este trabalho foi desenvolvido por graduandos do curso de Licenciatura em ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, em Humaitá-AM, em uma unidade denominada Associação de pais e amigos de excepcionais-APAE. A APAE atende crianças com necessidades especiais, em que contam com professores e monitores preparados para abordar diversas atividades educativas com o intuito de levar as crianças a agregar conhecimentos e valores. O método para a aplicação do trabalho envolvendo atividades lúdicas e peças teatrais concentraram-se em revisões bibliográficas para compreender a melhor forma de trabalhar com esse público. O presente trabalho teve por objetivo, desenvolver atividades lúdicas e divertidas com o desígnio de facilitar a absorção de alguns conceitos básicos relacionados a Química, desenvolvidas pelos alunos, fazendo despertar nos professores e monitores da APAE a importância da didática e do lúdico contextualizando sempre com a realidade dos alunos especiais. Consequentemente, essas aplicações ocasionam melhorias no ensino.
Palavras-chave: Educação especial. Formação docente. APAE.