A utilização da realidade virtual no ensino de astronomia em Rio Branco - Acre
Abstract
Neste artigo discute-se sobre o uso da Realidade Virtual (RV) como ferramenta de apoio no ensino de astronomia. Para tal foram aplicadas oficinas em diversas instituições de ensino e eventos científicos, buscando avaliar o potencial desse recurso de apoio à educação. Destaca-se que a tecnologia de Realidade Virtual, além de estimular vários sentidos do aluno ao mesmo tempo, assim como os jogos, é considerada uma metodologia ativa de ensino. Sabe-se que a RV possui várias aplicações no processo de ensino e aprendizagem, principalmente por suas características inovadoras e atrativas permitindo a interação, imersão, visualização e manipulação conteúdos digitais de forma parecida com situações no mundo real. Por meio de uma avaliação qualitativa e quantitativa, foram observados aspectos cognitivos, psicomotores e de participação coletiva dos alunos. Notou-se o interesse da maioria dos alunos quanto às atividades propostas nas oficinas. Assim, o ambiente de estudo pode ser transformado para um ambiente mais intuitivo com o uso da RV, tornando o contexto da educação e o compartilhamento de informação ágil, fácil e dinâmica, tendo uma maior interatividade e grande alcance educacional.