Vivências e compreensões de professores de química recém-formados sobre o estágio supervisionado

Autores

  • Mônica Silva Segatto
  • Maria Stela da Costa Gondim

Resumo

Nesse trabalho pretendemos analisar a contribuição do estágio supervisionado na formação de professores de Química de um curso de licenciatura em Química recente. Para tanto, realizamos entrevistas estruturadas com uma amostra de 20 professores de Química recém-formados. As análises das transcrições das entrevistas se deram por análise de conteúdo e emergiram três categorias: as dificuldades encontradas pelos estagiários durante o período de estágio; a contribuição das atividades de estágio para a formação inicial; e a satisfação frente a atual estrutura do estágio. A análise dos resultados conduzem-nos a propor uma vivência mais satisfatória desses estagiários nas escolas concedentes, uma melhor articulação e integração entre conteúdos específicos e pedagógicos, bem como um planejamento das atividades do estágio mais adequado.

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Publicado

2019-06-26