Promoção de atividades experimentais na perspectiva da educação CTS: uma proposta com alunos da licenciatura em química
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo promover reflexões sobre Ciência e Tecnologia, assim como realizar atividades que favorecessem a problematização e uma formação crítica. Foram realizados seis encontros com um grupo de oito alunos do curso de Licenciatura em Química de uma instituição pública federal, nos quais foram discutidos textos e realizadas atividades experimentais que envolveram temáticas relativas às problemáticas do cotidiano dos envolvidos, a citar, resíduos domiciliares e queimadas. Os resultados permitiram identificar, entre o grupo, concepções tradicionais da Ciência, assim como da Tecnologia como aparato ou produto da Ciência. Os temas resíduos e queimadas foram explorados por meio de leituras compartilhadas, discussões e de atividades experimentais que envolveram a construção de uma composteira e a degradação do filme PVC. Acredita-se que, as atividades tenham contribuído com a formação dos futuros professores, por meio da formação de valores e aquisição de conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.