História da ciência na introdução da química em livros didáticos - PNLDEM 2018
Abstract
A intenção deste texto é trazer os resultados da análise realizada em quatro livros didáticos selecionados pelo programa nacional de livros didáticos do Ensino Médio – PNLDEM de 2018. O objetivo foi identificar a presença da História da Ciência na introdução do conhecimento químico no primeiro capítulo dos livros, e a maneira como ela foi inserida. Pois acreditamos que, a partir de uma apresentação inicial bem estruturada pela descrição historiográfica da Ciência, é possível desenvolver um estudo mais completo da sociedade que construímos. Usamos como metodologia duas dimensões de análise propostas por Laurinda Leite consolidada em pesquisas com livros didáticos. Os livros contemplam pouco a abordagem histórica e filosófica da Ciência e, ao fazê-los, tratam os eventos históricos de maneira superficial e com pouca contextualização. Os autores optaram por introduzir os estudantes ao estudo da química por meio da discussão de temas e assuntos atuais, sem valorizarem suas trajetórias.