Integrando a cultura do caju ao ensino de Química: uma abordagem baseada na Teoria das Representações Sociais
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.1-25Resumo
A presente investigação traz como foco a apropriação de elementos socioculturais relacionados à cajucultura como ferramenta facilitadora para o ensino de Química. Utilizando-se a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolveu-se uma sequência didática (SD) com o objetivo de se conectar o conhecimento do senso comum ao conhecimento científico, por meio de uma abordagem teórico-prática dos subprodutos do caju. A SD envolveu aspectos teóricos, sensoriais e experimentais, sendo utilizada com 24 estudantes do sexto semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), localizada na região do Maciço de Baturité/CE. Os resultados obtidos demonstraram que os discentes se apropriaram da temática a partir do compartilhamento de suas concepções prévias por meio das TRS, relacionando-as com os aspectos técnicos avaliados. Destarte, a SD demonstrou ser eficaz no processo de ensino e aprendizagem de Química, transformando a sala de aula em um ambiente democrático, motivador, representativo e provedor de debates e reflexões.