Reciclar: um jogo de tabuleiro aplicado em aulas de ciências para educação ambiental no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.5.1-28Resumo
O presente artigo descreve a elaboração e aplicação de um jogo educativo de tabuleiro, visando discutir a importância da reciclagem de materiais frequentemente descartados. A aplicação do jogo em salas de aula de uma escola pública demonstrou que 80 alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental passaram a compreender melhor a importância da reciclagem para preservação do meio ambiente, assim como o papel que ela representa para a sociedade. Análises qualitativas e quantitativas foram realizadas, baseadas no emprego de entrevistas semiestruturadas e observações registradas em diário de campo. Os resultados indicaram que o jogo ampliou o interesse dos estudantes por conteúdos relacionados ao tema, induzindo discussões prazerosas e auxiliando no sentido de melhorar as relações interpessoais acadêmicas em sala de aula, contribuindo, dessa forma, para a formação cidadã dos estudantes. Esta atividade lúdica promoveu um aumento de, no mínimo, 50% nos conteúdos pedagógicos discutidos em sala de aula, além de proporcionar experiências de aprendizagem diferentes das tradicionalmente vivenciadas pelos alunos, estimulando a sua consciência social.