Alimentação saudável e educação em saúde: uma proposta de unidade didática interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.5.1-27Resumo
O trabalho teve como objetivo fazer um relato de experiência da aplicação de uma Unidade Didática (UD) interdisciplinar sobre o tema alimentação saudável e educação em saúde. As atividades foram desenvolvidas por estudantes do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual localizada no município de Taipu, Rio Grande do Norte. A UD foi estruturada em três etapas com atividades envolvendo questões problematizadoras, aulas dialógicas sobre os temas alimentação e saúde; construção e socialização de diário alimentar; estudo do meio através da realização de entrevistas na comunidade; montagem de banco de dados e elaboração de gráficos sobre as principais doenças nutricionais na comunidade e a elaboração e divulgação de pôsteres em redes sociais. Os resultados obtidos evidenciam as contribuições da UD para aprendizagem dos estudantes quanto aos diversos nutrientes que constituem os alimentos e para a sensibilização dos mesmos quanto a importância do consumo de uma alimentação saudável, além de despertar a atenção para o surgimento de doenças nutricionais relacionadas ao déficit nutricional.