Uso de recurso audiovisual no ensino de suturas
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.5.1-25Resumo
No curso de medicina necessita-se de treinamento teórico e prático, fazendo-se necessário o constante desenvolvimento de novas estratégias educacionais. Objetivou-se avaliar a utilização de recurso audiovisual sobre suturas como estratégia pedagógica e analisar sua efetividade. Com desenho experimental Prospectivo Randomizado este foi aplicado a alunos da disciplina “Técnica Operatória” do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). Aplicado a 39 estudantes em 5 etapas, sendo 28 participantes da Avaliação prática (GC=9; GT1=11; GT2=8). Os que tiveram contato com recurso audiovisual demonstraram desempenho discretamente superior, dados sugerem que a habilidade de suturar elevou-se após o projeto e 70% dos participantes relataram suas expectativas foram correspondidas. Entretanto não foi possível concluir o melhor recurso pedagógico devido viés de seleção, participação, informação e limitação de amostragem. Evidenciando, a necessidade de aprimoramento metodológico da pesquisa.