O uso das tecnologias como ferramentas para as aulas não presenciais nas disciplinas de física e química

Autores

  • Vanici Pereira Martins Barreto Professora de Física da Rede Estadual de Roraima
  • Ednelza Simião de Macedo Silva Professora de Química da Rede Estadual de Roraima
  • Denise Andrade do Nascimento Universidade Federal de Roraima
  • Francisco Macione Martins Barreto Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-22

Resumo

O presente trabalho visa discorrer sobre a utilização de tecnologias pelos professores de Física e Química de uma escola pública em Boa Vista – RR como forma de atrair os alunos para as aulas durante o período de pandemia causada pelo Covid-19. O principal objetivo foi possibilitar ao aluno, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, um aprendizado igualitário e de qualidade. Muitos foram os desafios, como a falta de acesso à internet, celulares e computadores, bem como desmotivação por parte dos alunos devido ao afastamento das aulas presenciais. Além da utilização de alguns recursos tecnológicos como Google Classroom, Google Meet, WhatsApp e Instagram, realizamos a Mostra de Física e Química de forma virtual, para que os alunos pudessem se sentir mais perto da escola e onde aos poucos foram participando e compartilhando o aprendizado uns com os outros. Com a efetiva participação dos alunos pode-se perceber o entusiasmo e a interação que tiveram, contribuindo para uma melhoria em seu aprendizado. Paciência e persistência são os pilares que constituem uma educação de qualidade e igualitária.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Relatos de Experiência