Aula prática em um igarapé no estado do Acre com estudantes de biologia: um relato de experiência da utilização de macroinvertebrados bentônicos como potencial didático
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.1-26Resumo
O ensino de ciência e a formação de futuros professores, área exige um envolvimento por parte do profissional para que o processo de ensino de aprendizagem possa ser exitoso. E, as razões que exigem esta situação deve-se ao fato de que a área de ciência é pautada não somente no conjunto de teorias, mas na necessidade de aprender o conteúdo através da aproximação máxima da prática. Nesta ótica, este estudo considera o ensino de Macroinveterbrados bentônicos como auxílio do professor de ciências para que seus alunos possam aprender e conhecer mais sobre esta área minuciosa da entomologia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é levar o aluno para um contato evidente com a prática fora da sala de aula, e, para que esta situação fosse viável. Realizou-se uma aula de campo no igarapé xxx, na cidade xxxx, estado do Acre, Brasil, como aula prática da disciplina de xxxx do curso de Biologia de uma Instituição de Ensino Superior da referida cidade, onde os alunos participaram das atividades propostas pelo professor. Ademais, para que a compreensão da prática de ensino fosse descrita no estudo, houve a colaboração de três alunos que se dispuseram a relatar o quanto a experiência foi essencial para a sua formação. Após a execução deste estudo, conclui-se que o ensino de Macroinvertebrados bentônicos apresenta uma importância para a aprendizagem prática do aluno, visto que, a ida para o campo desperta no aluno uma curiosidade que dificilmente existirá em sala de aula.