A vivência significativa e contextualizada do currículo de ciências da natureza/biologia na educação do campo

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DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-11

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relacionar a vivência do currículo de Ciências da Natureza/Biologia com o currículo da educação do campo através dos aspectos culturais e ambientais da comunidade local. A investigação, de natureza quali-quatitativa, se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada por meio de entrevista e aplicação de questionários com professores e alunos sobre as expectativas e dificuldades que envolvem a vivência do currículo. A pesquisa contou com a participação de 13 alunos do 3º ano do curso Técnico em Zootecnia, com faixa etária de 17 a 20 anos, residentes na zona rural e também 3 professores/monitores das disciplinas Química, Física e Biologia. A formação de professores/Monitores para atuarem na Educação do Campo existe mesmo de forma precária, deixando brechas na efetivação das propostas, quando se diz respeito ao atendimento as pessoas no meio rural. Esta pesquisa poderá contribuir para uma reflexão dos professores/monitores, coordenadores e gestores em reconhecer que não basta apenas estar escrito nos documentos, é preciso uma efetivação das ações, o que exige uma busca constante de melhorias e de participação de toda comunidade.

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Artigos Científicos