A química está na mesa: correlações entre habitus e capital cultural através de padrões de consumo alimentar
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-21Resumo
As atividades didáticas foram desenvolvidas em uma escola pública do Rio de Janeiro, objetivando estabelecer possíveis correlações entre habitus e o caráter estruturante de capital, trazido por um grupo de alunos do 3o ano do Ensino Médio e seus padrões de consumo alimentar, através da proposição de uma sequência metodológica diferenciada para o Ensino de Química. Os resultados mostraram que o habitus das famílias é proporcional ao grau de instrução dos responsáveis, sendo evidência de que o capital adquirido pelo aluno influencia em seu comportamento, no qual mesmo após o acesso a informações que os levaram a conhecer novas realidades, o meio em que se vive e, principalmente a renda, são majoritariamente influenciadores das ações finais desses estudantes. Todavia, através de alguns resultados, há sim de se esperar que a escola possa ser o meio transformador, contribuindo significativamente para a mudança de postura diante de importantes assuntos que envolvem Química, Sociedade e Saúde.