Levantamento de pesquisas sobre experimentação no ensino de química por meio de abordagens histórico-filosóficas em 20 anos de ENPEC

Autores

  • Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalcanti Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Glória Regina Pessoa Campello Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Pesquisas realizadas na área de ensino de ciências têm apontado preocupação com uma educação científica voltada para formação de cidadãos reflexivos e críticos e a necessidade de um ensino sobre as ciências que inclua a natureza da ciência. Vem sendo reconhecida academicamente a contribuição da história e filosofia da ciência no ensino de química bem como o uso das atividades experimentais e do laboratório didático que tragam uma abordagem sobre a construção do conhecimento científico nas relações com a sociedade. Assim, analisamos todos os trabalhos que foram apresentados nas 10 edições do ENPEC, de 1997 até 2017, buscando aqueles que abordassem atividades experimentais de química por uma perspectiva histórico-filosófica ou atividades que remontassem a experimentos históricos. A busca foi realizada pela leitura das palavras-chave, títulos e resumos dos trabalhos. Foram encontrados apenas 5 trabalhos. Esse resultado demonstra que esse campo ainda é pouco explorado pelos pesquisadores e professores de química.

Downloads

Publicado

2021-10-08