Dominó dos hidrocarbonetos: um recurso didático alternativo no ensino de química orgânica

Autores

  • Leandro Lima Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Milton da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Jane Maria Gonçalves Laranjeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-31

Resumo

A elaboração de jogos didáticos como recurso didático alternativo para o ensino da química, surge em prol das dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação ao aprendizado dos conteúdos da disciplina. Diante deste cenário, elaborou-se um jogo intitulado “dominó dos hidrocarbonetos” para ser utilizado em uma abordagem de ensino diferente. O presente artigo traz uma análise sobre a elaboração e aplicação do dominó orgânico, que teve como principal objetivo discutir o conteúdo hidrocarbonetos de uma forma lúdica, visando melhorias no aprendizado do estudante. O jogo foi aplicado em uma escola campo do município de Caruaru-PE, em uma turma do 3° ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram bastante promissores, evidenciando assim que, a utilização de jogos didáticos no ensino da química é uma alternativa dinâmica e eficaz, que age em prol das melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Jogo didático. Química orgânica. Aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

2021-09-25