Sabedoria popular, senso comum e ciência: articulando saberes através das plantas medicinais na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-30Resumo
Considerando que a sabedoria popular e o conhecimento científico podem ser abordados de forma articulada para favorecer a construção de conhecimentos e para a formação mais crítica dos estudantes, este trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma sequência de aulas desenvolvidas no contexto do Ensino Médio Noturno, em uma escola da rede estadual de uma cidade do sul de Minas Gerais. As estratégias empregadas para abordar o tema Plantas Medicinais sob as perspectivas da sabedoria popular e do conhecimento científico foram: levantamento de experiências dos alunos, apresentação de propriedades terapêuticas passadas de geração em geração e de trabalhos científicos que avaliam estruturas e propriedades das plantas, além de discussões que envolviam relações profissionais e pessoais com o tema. Percebemos que os (as) estudantes foram estimulados a construir e reconstruir ideias e conceitos a respeito das plantas medicinais, além de evidenciarem mudanças de concepções sobre a Ciência e o trabalho científico.