O ensino de termoquímica através da abordagem lúdica com o uso do autorama químico

Autores

  • Bianca Mendes Carletto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-29

Resumo

Estudos apontam a preocupação dos professores com a aprendizagem da química, pois veem como memorização de conceitos, sem que haja uma devida reflexão sobre os conteúdos. Logo, o uso das metodologias alternativas como jogos, tornam o aprendizado mais simples e prazeroso, e foi por meio desse método que elaboramos e validamos, o jogo “Autorama Químico”, resultado de uma experiência vivenciada na disciplina de Produção de Artefatos Pedagógicos em Ciências, tendo como objetivo a construção de um artefato como um recurso didático alternativo, utilizando de materiais de baixo custo para trabalhar conceitos e definições sobre a termoquímica. O jogo didático produzido tenta superar a prática de resolução de exercícios tradicionais de fixação, despertando o interesse dos alunos, promovendo a interação em sala de aula e facilitando a compreensão desde conteúdo. Tal proposta foi aplicada em uma turma de 20 alunos da 2ª série do ensino médio localizada no município de São Mateus/ES. Os resultados mostram que o jogo aumentou o interesse dos alunos em relação ao conteúdo de termoquímica e contribuiu para a melhoria no processo de ensino aprendizagem, levando os alunos a terem a oportunidade de compreender melhor a forma com que a química pode estar presente no seu cotidiano.

Downloads

Publicado

2021-09-25