Experimentação no ensino de ciências: trajetórias de formação que constituem o fazer pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-8Resumo
O presente trabalho pretende apresentar e discutir as trajetórias de formação de três professoras, buscando entender como a experimentação foi sendo desenhada neste caminho, fazendo emergir as concepções que orientam o planejamento e a execução dos experimentos objetivando o ensino e a aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que privilegiaram a experimentação no ensino de ciências. Os dados coletados nas entrevistas receberam tratamento qualitativo, por meio da metodologia de análise textual discursiva (ATD) apresentada por Moraes; Galiazzi. Mediante a análise das falas das professoras, pode-se constatar que, as concepções de experimentação apresentadas por elas estão, de alguma forma, interligadas com o percurso formativo inicial ou continuado, considerando que este fato é determinante quando se pretende entender as escolhas realizadas por elas no que se refere: a que, para que e como ensinar os conteúdos e a própria dinâmica de aprendizagem oportunizada em sala de aula.