A utilização da realidade virtual no ensino de astronomia em Rio Branco - Acre

  • Alcides Loureiro Santos Universidade Federal do Acre
  • Salomão Machado Mafalda

Resumo

Neste artigo discute-se sobre o uso da Realidade Virtual (RV) como ferramenta de apoio no ensino de astronomia. Para tal foram aplicadas oficinas em diversas instituições de ensino e eventos científicos, buscando avaliar o potencial desse recurso de apoio à educação. Destaca-se que a tecnologia de Realidade Virtual, além de estimular vários sentidos do aluno ao mesmo tempo, assim como os jogos, é considerada uma metodologia ativa de ensino. Sabe-se que a RV possui várias aplicações no processo de ensino e aprendizagem, principalmente por suas características inovadoras e atrativas permitindo a interação, imersão, visualização e manipulação conteúdos digitais de forma parecida com situações no mundo real. Por meio de uma avaliação qualitativa e quantitativa, foram observados aspectos cognitivos, psicomotores e de participação coletiva dos alunos. Notou-se o interesse da maioria dos alunos quanto às atividades propostas nas oficinas. Assim, o ambiente de estudo pode ser transformado para um ambiente mais intuitivo com o uso da RV, tornando o contexto da educação e o compartilhamento de informação ágil, fácil e dinâmica, tendo uma maior interatividade e grande alcance educacional.

Biografia do Autor

Alcides Loureiro Santos, Universidade Federal do Acre

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Acre. (2016). Possui curso de Aperfeiçoamento para Professores de Química pela Universidade de Aveiro (Portugal - 2014). Graduado em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Acre (2009). Atualmente é professor do quadro efetivo - área de química - Secretaria de Estado de Educação do Acre. Trabalhando no Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia. Trabalhou como químico da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), atuando na área de Energias Renováveis com ênfase na produção de óleos vegetais e biocombustíveis. É professor de Nível Superior da Faculdade Meta (FAMETA), atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Engenharia Ambiental. Atuou como bolsista PIBIC CNPq e como supervisor do Programa PIBID/Química pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de QUÍMICA, com ênfase em ENSINO, TICs e em Energias Renováveis.

Publicado
2019-12-10
Seção
Artigos Científicos