Roda roda eletroquímica: um relato de experiência sobre o uso de jogo didático como auxílio para o ensino de química
Resumo
Esse trabalho tem por finalidade relatar uma experiência pedagógica lúdica, visando compreender a importância dos jogos didáticos como um estratégias metodológicas nas aulas de Química. Para isso, foi aplicado o jogo lúdico Roda a Roda Eletroquímica, na escola Estadual Tancredo A. Neves, localizada no bairro Bahia em Rio Branco – Acre, para alunos do terceiro ano do ensino médio no primeiro semestre de 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário em que foram analisadas as respostas dos alunos. Percebeu-se que o interesse deles pela atividade proposta foi de grande relevância. Notou-se também que há a necessidade de inserção de diversificadas modalidades de atividades lúdicas nas salas de aula, tanto para motivar a socialização entre os alunos, quanto para contribuição na aprendizagem. Por tanto, sabe-se que os jogos lúdicos são recursos metodológicos que estão garantindo espaço no ensino de química e esse relato servirá para auxiliar outros profissionais que desejem desenvolver esse jogo com seus alunos, contribuindo cada vez mais com a superação do ensino tradicional por um mais significativo e interessante para o aluno.