EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EXITOSAS EM TURMAS MULTISSERIADAS

Autores

  • Isaias Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Manuelle Brígida Tibúrcio de Farias Costa Centro Universitário Facol - UNIFACOL

Resumo

Este artigo apresenta como objeto de estudo: as práticas pedagógicas docentes exitosas em turmas multisseriadas do campo. Nessa direção, tomamos como objetivo: compreender as práticas pedagógicas docentes exitosas são realizadas nas turmas multisseriadas do campo. Neste sentido, este estudo de cunho qualitativo, é realizado em  uma escola com turmas multisseriadas do campo, da rede pública municipal de educação de Vitória de Santo Antão –PE. Como instrumento de coleta de dados utilizamos as entrevistas semiestruturadas que foram analisadas via Análise de Conteúdo. Os dados evidenciaram que as práticas pedagógicas docentes em turmas multisseriadas na Educação do Campo trazem resultados positivos mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos/as docentes que atuam nesse contexto e que é possível pensar-viver uma Educação do Campo referenciada em seus sujeitos.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Silva, I., & Manuelle Brígida Tibúrcio de Farias Costa. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EXITOSAS EM TURMAS MULTISSERIADAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 497–519. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4212

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas