DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO POR COVID-19: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Introdução: as medidas de distanciamento social refletiram na necessidade de suspender atividades acadêmicas presenciais, levou estudantes de graduação e pós-graduação a vivenciar o regime de atividades domiciliares, a fim de manter o ensino a distância. Objetivo: relatar a experiência docente sobre o ensino de enfermagem durante o distanciamento social. Descrição da experiência: este relato de experiência possui raízes reflexivas, embasadas na experiência docente há mais de uma década, mas sobretudo, na vivência docente desafiadora durante o distanciamento social. Conclusão: o uso de diferentes meios tecnológicos não á capaz de substituir os aspectos relacionais docente-estudante e as vivências proporcionadas no ensino presencial. O vínculo e a motivação do estudante e docente são aspectos relevantes e desafiadores no ensino a distância. Sugere-se a utilização de diferentes métodos e abordagens, que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, e promovam a reflexão e o debate, seguindo as orientações de distanciamento físico durante a pandemia.

Referências

[1] Ministério da Saúde. O que é COVID-19. [citado 14 maio 2020]; Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

[2] Williams GF, Cañon-Montañez W. COVID-19: O que aprendemos até agora. Rev Cuid [Internet]. maio de 2020 [citado 14 de maio de 2020];11(2). Disponível em: https://revistacuidarte.udes.edu.co/index.php/cuidarte/article/view/1225


[3] Radbruch L, Knaul FM, de Lima L, de Joncheere C, Bhadelia A. The key role of palliative care in response to the COVID-19 tsunami of suffering. Lancet, maio de 2020; [citado 14 maio 2020]; 395 (10235):1467-1469. Available from: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(20)30964-8.pdf

[4] Schwab K, Vanham G. What We Must Do to Prevent a Global COVID-19 Depression. TIME. 9 April 2020. Available from: https://time.com/5817922/science-collaboration-global-covid-depression/

[5] Dominique GS; Jean CM; Glaucia RG; Fabiano SS. Desafios da prática docente. Educação Pública, 2017 [citado 14 maio 2020]; Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/19/desafios-da-prtica-docente#

[6] Alves LR, Giacomini MA, Teixeira VM, Henriques SH, Chaves LDP. Reflexões sobre a formação de professores de pós-graduação. Esc. Anna Nery [Internet]. 2019 [citado 2020 15 de maio]; 23(3):e20180366. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000300503&lng=en.

[7] Fontes FL de L, Santana R da S, Soares JC, Pereira RI do N, Santo IM do E, Sousa MSR de, Martins GS, Araújo CA de, Silva M de JM da, Neta A de SS, Coimbra GT, Lopes MC de F, Pinho LF, Silva NKB da, Costa AMA da S. Desafios e dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro docente para o exercício da docência no ensino superior. REAS [Internet]. 15 jun. 2019 [citado 14maio2020]; (24):e300. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/300

[8] Lazzari DD, Martini JG, Prado ML, Backes VMS, Rodrigues J, Testoni AK. Entre os que pensam e os que: prática e teoria no ensino de enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2019 [citado 2020 15 de maio]; 28:e20170459. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100393&lng=en.

[9] Costa CGS, Vieira DVF, Martins LHFA, Castro JAR. Construção da imagem profissional no Ceará: a enfermeira diante das modificações no cenário histórico profissional. Cad. saúde colet. [Internet]. 2019 June [cited 2020 May 15]; 27( 2 ): 166-171. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000200166&lng=en.

[10] Agnelli JCM, Nakayama BCMS. Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios. Revista @mbienteeducação [Internet]. [cited 2020 May 15]; 11(3):328-344. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/544/617>.

[11] Medeiros AYBBV, Pereira ER, Silva RMCRA, Rocha RCNP, Vallois EC, Leão DCMR. Espiritualidade e sentido da vida na educação em enfermagem: relato de experiência no ensino. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2020 May 15]; 73(2):e20180554. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020000200500&lng=en.

[12] Garcia SD et al. Internato de enfermagem: conquistas e desafios na formação do enfermeiro. Trab. educ. saúde [Internet]. 2018 [cited 2020 May 15]; 16(1):319-336. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000100319&lng=en&nrm=iso>.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

da Silveira, A. (2020). DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO POR COVID-19: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 973–980. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3699

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)