O TREINAMENTO FUNCIONAL COMO UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA NO COMBATE AO SEDENTARISMO.
Palavras-chave:
Atividade Física. Treinamento funcional. Promoção da saúde. Educação de Jovens e Adultos-EJA.Resumo
O presente artigo apresenta o Treinamento Funcional como atividade física para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola no município de Belém-PA no combate ao sedentarismo, mudanças de hábitos e propostas inovadoras de aulas tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: qual a perspectiva dos alunos na estratégia da atividade física na promoção da saúde combatendo o sedentarismo?. Desta forma, objetivou analisar os efeitos da proposta do treinamento funcional no combate ao sedentarismo em uma turma da 4º etapa de alunos da EJA, por meio do IPAQ (questionário internacional de atividade física), identificando o nível de atividade física que os alunos se encontravam, por meio do instrumento de coleta de dados em que permite analisar o tempo, dia e duração estimado para realização da prática de atividade física semanal, podendo apresentar intensidade moderada ou vigorosa em suas práticas esportivas e assim sensibilizando estes alunos sobre a importância da atividade física relacionada com a saúde. Como técnica de pesquisa, utilizou-se a pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico que caracteriza-se por ter elementos interpretativos como fundamento da compreensão e este artigo possui também uma abordagem quanti-qualitativa, em que os resultados de natureza diversas não são incompatíveis e sim uma complementaridade, os participantes foram 12 alunos da turma da EJA, na faixa etária de 16 a 59 anos de idade. Os resultados demonstraram que 41,6% dos alunos foram classificados como sedentários, em especial mulheres e as perspectivas dos mesmos na estratégia da proposta do Treinamento Funcional foi eficaz no processo da promoção da saúde nas aulas de Educação Física na teoria e na prática, pois enfatizaram a necessidade de mais atividades deste tipo, sendo realizado no âmbito escolar na EJA, para mudança de hábitos saudáveis e diminuição dos níveis de sedentarismo. Desta forma, considera-se relevante priorizar a promoção da saúde na escola com modalidade de ensino EJA, resgatar o conhecimento através da disciplina de educação física por meio da atividade física visando elucidar aos alunos a importância da atividade física na prevenção de doenças, para que ele possa vivenciar o exercício com regularidade. Sendo assim, a atividade física bem planejada e orientada pode ser utilizada e considerada como grande aliado no combate ao sedentarismo e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Observou-se que os alunos se sentiram motivados na teoria e na prática, sendo uns dos aspectos caracterizado na EJA o fortalecimento da autoestima, expressando suas opiniões individuais e coletivas, deixando evidente que atividades inovadoras chamam a atenção para a sua prática. As evidências aqui apresentadas faz-se uma reflexão que na promoção da saúde é possível trabalhar teoria e prática na EJA, disseminar nas metodologias das aulas de Educação Física a importância da atividade física e educação física relacionando no contexto da saúde através da cultura corporal de movimento, trazendo como possibilidades de conteúdo o treinamento funcional como estratégia na promoção da saúde, afim de melhorar as capacidades físicas dos alunos em seu cotidiano, com intuito que levem estes conhecimentos para além de sua vida escolar
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