CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE EM AÇÃO

O LEGADO DE RUDOLF STEINER

Autores

  • Francine Marcondes Castro Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • cristinadeamorimmachado Universidade Estadual de Maringá
  • ouridessantinfilho Universidade Estadual de Maringá
  • valdenisolianifranco Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Palavras-chave: Rudolf Steiner. Ciência e espiritualidade. Antroposofia. Pedagogia Waldorf.

Resumo

Objetivou-se examinar a interação entre ciência, espiritualidade e realizações no percurso de vida de Rudolf Steiner, bem como os impactos desta relação na convivência da obra do autor com a comunidade acadêmica. Para isso, procedeu-se a um exame sistemático de diversas biografias de Steiner, bem como uma coleta de dados em algumas de suas principais produções nos campos da agricultura, da pedagogia, da arquitetura, da farmácia e da medicina. Os dados coletados foram associados a averiguações sobre o estado de desenvolvimento de iniciativas antroposóficas no Brasil e no mundo. Constatou-se que há simbiose entre ciência e espiritualidade na obra de Steiner, e que essa relação foi produtiva, a despeito de resistências da comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Francine Marcondes Castro Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

cristinadeamorimmachado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela PUC-Rio. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM.

ouridessantinfilho, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências pela USP. Professor do Departamento de Química da UEM.

valdenisolianifranco, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Matemática pelo ICMC/USP - São Carlos. Professor do Departamento de Matemática da UEM.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Marcondes Castro Oliveira, F., de Amorim Machado, C., Santin Filho, O., & Soliani Franco, V. (2020). CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE EM AÇÃO: O LEGADO DE RUDOLF STEINER. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 583–606. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2772

Edição

Seção

Artigos de Revisão