UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM NO ENSINO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Autores

  • Jackson Henrique da Silva Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Brasil) e Instituto Politécnico do Porto (Portugal) http://orcid.org/0000-0002-1319-8242

Resumo

Resumo

Este artigo trata sobre a metodologia PDCA, PMBOK e SCRUM. A base teórica da pesquisa baseia-se nos conceitos dessas três metodologias contextualizadas na área da educação, tendo como lócus de aplicabilidade o IFRO, remetendo-se ao público de alunos do Curso Técnico em Informática do IFRO Campus Ji-Paraná. O objetivo da pesquisa é conhecer a percepção dos alunos sobre a eficácia da utilização da metodologia Scrum na Gestão de Projeto. Para isso foi utilizado questionário quantitativo no qual os alunos puderam avaliar a metodologia Scrum, sendo possível conhecer a visão desses alunos sobre a eficácia desta, uma vez que eles a utilizaram durante a disciplina de Fundamentos em Análise de Sistemas no curso Técnico em Informática. O resultado se revelou que em média 80% dos entrevistados se dizem satisfeitos com a eficiência da metodologia Scrum no gerenciamento de tarefas, comunicação, demandas, dentre outros aspectos relacionados a gestão de um projeto de software.

Palavra-Chave: Projeto, Srum, Metodologia.

Biografia do Autor

Jackson Henrique da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Brasil) e Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

Professor e Pesquisador na área de informática do IFRO Campus Ji-Paraná

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Bezerra, J. H. da S. (2020). UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM NO ENSINO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 343–362. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2702

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar