O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO ESPAÇO EDUCACIONAL DO CMEI DE ITAPORÃ-MS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Tânia Mara Carlos Custódio
  • Maria Neide de Almeida Santos
  • Rita de Fátima Risas de Castro

Resumo

Resumo

O objetivo é analisar práticas democratizantes de intervenção e de implementação do espaço escolar de atendimento a primeira infância. Para tanto realizou-se estudos bibliográficos e documentais; como também uma pesquisa de campo junto ao CMEI de Itaporã-MS. A partir disso, infere-se que, a instituição investigada tem como prática a articulação de projetos e ações a partir das orientações do PPP; há um envolvimento perceptível da equipe escolar no momento de deliberação das ações adotadas; observa-se uma valorização por parte dos funcionários dos espaços internos e externos da instituição, para além da sala de aula. Tais elementos somam-se as práticas participativas, que juntas oportunizam condições para que a comunidade desfrute de experiências democráticas de atuação.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Participação. Projeto. Educação Infantil.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Carlos Custódio, T. M., de Almeida Santos, M. N., & Risas de Castro, R. de F. (2019). O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO ESPAÇO EDUCACIONAL DO CMEI DE ITAPORÃ-MS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2344

Edição

Seção

Ciências Humanas