ABORDAGENS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: LEITURA, TECNOLOGIA E LITERATURA INFANTIL.
Resumen
Esse artigo pretende explorar alguns aspectos relativos formação do leitor e da mediação da literatura infantil neste contexto. Faremos uma breve abordagem teorias behavioristas, inatistas, vygotskyanas e piagetianas que envolvem este processo passando por Ângela Kleiman, uma das estudiosas brasileiras sobre as teorias de leitura. Também buscamos destacar um olhar para a leitura nos ambientes digitais, atividade que tem se tornado uma nova prática entre muitos leitores, tanto crianças quanto jovens e adultos e também, teorizar-se-á a importância da Literatura Infantil como fonte para a formação e perpetuação do novo leitor, os autores que permeiam esse processo e as diversas práticas para despertá-lo pelo interesse do ato de ler.
Palavras Chave: Leitura, Literatura Infantil, Formação de Leitores.
Citas
GOMES, Maria L. de C. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IBEPX, 2007
ROJAS, Karen A. G & VASCONCELOS, Ana M. de. Unidade Didática - Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. In:______. Educação Sem Fronteira: Pedagogia. Volume 2. Valinhos. Anhanguera Publicações, 2009.
BOCK, Ana M. B; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva 2008.
SILVA, Alan Silus da Cruz. O Ensino de Língua Latina: novos métodos ou tradição? . Campo Grande: [S.E], 2010
LEITE, Lígia S. (org.) Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2007.
KLEIN, Lígia Regina (org.). Proposta Metodológica de Língua Portuguesa. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, 2000. Série Fundamentos Político-Pedagógicos. Coleção Cadernos da Escola Guaicuru. Volume 5.
GODOY, Anterita C. Alfabetização e Letramento Tecnológico do Professor. In: ______ Fundamentos do Trabalho Pedagógico. Campinas: Alínea, 2010.
SOUZA, Marcelo. Narrativa Hipertextual Multimídia: um modelo de análise. Santa Maria: FACOS, 2010.
PIMENTEL, Carmen. Blog: da internet à sala de aula. 2010, 174f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Instituto de Letras – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UEJ, Rio de Janeiro, 2010.
PASTOR, Carmem Alba. Utilização Didática de Recursos Tecnológicos como Resposta à Diversidade. In: SANCHO, Juana M. Para uma Tecnologia Educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 199
SERRA, Elizabeth D’Ângelo. Literatura e Leitores: os livros e seus temas. In: CARVALHO, M. A. F de. MENDONÇA, R. H. (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006
ABÍLIO, Eleonora C; MATTOS, Margareth S. Letramento e Leitura da Literatura. In: CARVALHO, M. A. F de. MENDONÇA, R. H. (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006
ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil na Escola. 8.ed. São Paulo: Global, 1994. Coleção Educação e Pedagogia.
TAVARES, Hênio. Literatura Infanto-Juvenil e Folclore. In:______. Teoria Literária. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.
RICARDI, Geise Cristina L. Unidade Didática – Alfabetização. In: ______ et al . Educação Sem Fronteira: Pedagogia 4. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2010
BAJARD, Elie. Ler e Dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 1991.
MAGNANI, Maria do Rosário. Leitura, Literatura e Escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989.