A HISTÓRIA DA BORRACHA NO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA E ESPANHOL

Autores/as

  • Elisângela Maria de Souza Anastácio UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência vivenciado com 30 alunos do 2º e 3º série  Ensino Médio do Colégio de Aplicação - UFAC no Projeto BIOCAMP – INTEGRANDO CONHECIMENTOS E SABERES. Com o objetivo de perceber o diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento científico no ensino de Química e Língua Espanhola e a transdisciplinaridade presente na realização das atividades. Os resultados apontaram para o reconhecimento dos valores dos conhecimentos tradicionais, com o propósito de modificar atitudes em relação a preconceitos culturais, favorecendo a inter-relação entre os seres humanos, suas culturas e o meio ambiente, assim como conferir in loco o diálogo que se estabeleceu mediante a nova configuração de saberes de disciplinas ditas divergentes, que trouxe como consequência o aprendizado prazeroso do conteúdo de polímeros e a interpretação textual em língua espanhola.

Biografía del autor/a

Elisângela Maria de Souza Anastácio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Rio Branco-Ac

Citas

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. 637 p.

[ CHALMERS, Alan F. O que é Ciência afinal? 1º ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

FERRARI, Alfonso Trujillo. Metodologia da ciência. 2 ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

BORGES, R. M. R. Em debate: Cientificidade e Educação em Ciências. 2 ed. rev. Ampl. - Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, 118p.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. 637 p.

LATOUR, B. One More Turn after the Social turn: Easing Science Studies into the Mon – Moder World. http://www.bruno-latour.fr/node/260. Ano, 1992.

PIERRO, B. Pluralismo, ciência, conhecimento tradicional: Uma reflexão a luz de Paul Feyerabend e Bruno Latour. (RA 143746). Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, dez. 2013. Disponível em: <https://www.academia.edu/5400195/Pluralismo_ciencia_conhecimentos_tradicionaisuma_reflexao_a_luz_de_Paul_Feyerabend_e_Bruno_Latour#>. [Acesso em: 18 de Fevereiro de 2014].

FAYERABEND, Paul K. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007.

CUNHA, M. C.; ALMEIDA, M. B. (orgs.). Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras, 2002. p.735.

CUNHA. M. C. da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP. nº 75. P. 76-84. Setembro/novembro. São Paulo: USP, 2007.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom. 1999

VIAGEM pela Amazônia: apogeu e queda da borracha na Amazônia (parte 1 e 2). Set/2013. Direção: Daniela Assayag. Produção de Marcelo Winter, Rayssa Almeida e Sâmia Roberta. Rio Branco: TV Acre, 2013, (21 min).

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EVadXjsWU8E> https://www.youtube.com/watch?v=1txwh-CHU18.[ Acesso em: 10 jan. 2014].

Publicado

2016-07-16

Cómo citar

Anastácio, E. M. de S. (2016). A HISTÓRIA DA BORRACHA NO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA E ESPANHOL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/556

Número

Sección

Relatos de Experiência