CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE DE ENSINO DE HUMAITÁ/AM
Palabras clave:
Perfil tecnológico, GeogebraResumen
Os professores têm se preocupado mais com a quantidade de conteúdo do que com a qualidade das aulas. Com isso, o objetivo é analisar os conhecimentos e o perfil dos professores de Matemática em relação ao uso das ferramentas tecnológicas. Aplicou-se um pré-teste no intuito de analisar o perfil de conhecimentos tecnológicos dos professores de Matemática, logo em seguida, apresentou-se uma aula teórica expositiva utilizando alguns recursos multimídia (notebook e Datashow) mostrando algumas ferramentas tecnológicas. Após o término, aplicou-se o pós-teste, para verificar as ferramentas tecnológicas que os professores conhecem e mais utilizam. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e questionário aplicado aos professores.
Citas
[2] LOPES, M.M. Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software Geogebra. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 631-644, ago. 2013.
[3] AGUIAR, J.; HERMOSILLA, L. A importância da Informática na Educação. Revista científica Eletrônica de Psicologia, v. 3, n. 5, p. 1-6, 2006. Disponível em: http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/V3IHqXUz9bcp9KX_2013-5-27-16-31-26.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.
[4] OLIVEIRA, A. J. S de. O ensino e a aprendizagem de função exponencial em um ambiente de modelagem matemática. 2013. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática) – Universidade Federal Rural do Semi-árido, Mossoró, 2013. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=32073. Acesso em: 30 jan. 2021.
[5] SCHUHMACHER, V.R.N.; FILHO, J.P.A.; SCHUHMACHER, E. As Barreiras da Prática Docente no Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017.
[6] VALENTE, J. A (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Unicamp/Nied, 1999. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/computador-sociedade-conhecimento.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
[7] Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
[8] SILVA, I de. C. S. da.; PRATES, T da. S.; RIBEIRO, L. F. S. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista em debates (UFSC), v. 16, p. 107-123, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107/33788. Acesso em: 30 jan. 2021.
[9] TONELLI, E.; SOUSA, M. A. S.; CORADINI, A.B. Inclusão digital: acervo e desafios do uso tic’s no espaço educacional público. Revista pesquisa interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, set/dez. 2016. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/94/73. Acesso em: 28 jan. 2021.
[10] MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Ciência da informação, Brasília, v. 26, n. 2, mai/ago. 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006. Acesso em: 30 jan. 2021.
[11] ALMEIDA, M. E. B de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2306. Acesso em: 29 jan. 2021.