O PROCESSO DE GESTÃO, ADAPTAÇÃO E ATUAÇÃO DE UM ESTUDANTE BOLSISTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Antônio Alberto Freitas Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Palabras clave:

relato de experiência, gestão universitária, adaptação, Programa Pulsar

Resumen

Este artigo trata-se de um relato de experiência, realizado por um estudante bolsista do Programa Pulsar, sendo esse um programa institucional especializado em acompanhamento e orientação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação da Unilab. O objetivo do estudo foi apresentar a experiência vivida durante o período da bolsa, baseada no contexto singular da pandemia da COVID-19. Foram realizadas oito atividades, no período entre agosto e outubro de 2020. Utilizou-se das seguintes técnicas: pesquisador participante, participação nas atividades gerenciais, consulta de documentos e resoluções do Programa.  Nos resultados, foi possível relatar a assistência do bolsista para os acadêmicos, além de citar os desafios encontrados durante a vigência da bolsa.  Tratou-se de uma experiência de análise relevante, efetiva e afetiva.  O Conhecimento adquirido nesta experiência tende a impulsionar que os atuais e novos bolsistas também possam desenvolver uma trajetória gratificante e prazerosa, enfrentando os novos desafios sociais deste contexto temporal atípico.

Citas

[1] UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Resolução Nº 29, de 25 de Novembro de 2014. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2015/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-29-2014-Dispoe-sobre-a-cria%C3%A7%C3%A3o-e-Regulameta%C3%A7%C3%A3o-do-programa-Pulsar-1.pdf. Aceso em: 08/11/2020.

[2] BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In. BARCA, Isabel (org). Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Centro de investigação em Educação (CIED) / Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, p. 131 – 144, 2004.


[3] UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Pró-Reitoria de Graduação. Manual do Tutor Júnior. Disponível em: http://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/09/Manual-do-Tutor-do-Programa-Pulsar-PLEx_Edital-17_2020.pdf. Acesso em: 10/11/2020.


[4] ______. Resolução CONSEPE Nº 23, de 17 de Julho de 2020. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o-SEI-n%C2%BA-23-2020-Estabelece-diretrizes-para-o-Per%C3%ADodo-Letivo-Excepcional-PLEx-nos-cursos-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 08/11/2020.

Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Antônio Alberto Freitas. (2021). O PROCESSO DE GESTÃO, ADAPTAÇÃO E ATUAÇÃO DE UM ESTUDANTE BOLSISTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 434–443. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4554

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas