CONTRIBUIÇÕES DO TCC PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA DO IFRO CAMPUS JI-PARANÁ

Autores/as

  • Maria Luiza de Melo Cruz Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Olga Dellaia
  • Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Barbosa Viana Ana Barbosa Viana Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Palabras clave:

Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Química. Formação de Professores

Resumen

No fim da sua formação, o licenciando escolhe um tema para a elaboração do seu TCC, geralmente pautado em suas vivências acadêmicas. É esperado que o conhecimento adquirido através das disciplinas e atividades das quais participou esteja presente. Este trabalho teve como objetivo  analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Química do IFRO, Campus Ji-Paraná, a fim de verificar as temáticas discutidas pelos acadêmicos e suas contribuições para sua formação. Foi feita uma pesquisa documental descritiva quali-quantitativa. Geraram-se informações sobre a quantia de TCCs, às temáticas abordadas, os municípios alcançados pelas intervenções desses trabalhos, e suas contribuições para formação docente. Compreendeu-se que a construção do TCC gera dados, reflexões, hipóteses, interpretações, conclusões e pode subsidiar outras pesquisas no campo do ensino ou nas demais áreas da Química.

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Publicado

2023-09-17

Cómo citar

de Melo Cruz, M. L. ., Souza Lacerda Melo de Souza, A. C., & Ana Barbosa Viana, A. B. V. (2023). CONTRIBUIÇÕES DO TCC PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA DO IFRO CAMPUS JI-PARANÁ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 1–14. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4526

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra