EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS COM A LESSON STUDY: EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Nilton Hitotuzi Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Marcelo Luna de Morais Universidade Federal do Rio de Janeiro/Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

Palabras clave:

Lesson Study. Aprendizagem. Evidência de aprendizagem. Teoria de aprendizagem.

Resumen

Este artigo resulta de um estudo, em curso em uma universidade no norte do Brasil, sobre teorias e evidências de aprendizagem em estudos centrados na metodologia internacionalmente conhecida como Lesson Study (LS). Orientada pela Revisão Sistemática, a pesquisa, de cunho exploratório, buscou identificar teorias e evidências de aprendizagem em artigos acadêmicos em inglês, publicados no período de 2016 a 2018, que apontassem a eficácia dessa metodologia no ensino de conteúdos na escola. Para tanto, foram revisados 793 artigos a partir de buscas realizadas no Google Scholar com cinco combinações de palavras-chave. Após dois processos de descarte de publicações com base em critérios previamente estabelecidos, foram identificados três artigos para análise final. Além da identificação de um número diminuto de artigos que atenderam aos critérios, a pesquisa confirma os argumentos de alguns autores de que muitos estudos sobre a LS se concentram no professor, deixando em segundo plano a investigação da aprendizagem do aluno, e de que são infrequentes discussões rigorosas sobre teorias de aprendizagem nesses estudos.

Biografía del autor/a

Nilton Hitotuzi, Universidade Federal do Oeste do Pará

Nilton Hitotuzi é Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará. É Doutor em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira e Segunda Linga pela Universidade de Birmingham / Reino Unido e Licenciado em Letras (Ensino de Inglês com Língua Estrangeira) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, realiza pesquisa pós-doutoral em Documentação e Descrição de Línguas Indígenas na Universidade do Arizona / Estados Unidos. Outros interesses de pesquisa incluem Metodologias de Ensino de Línguas, Alfabetização pelo Método Fônico em inglês, Drama-Processo, Pensamento Crítico e Pesquisa em Sala de Aula.

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Publicado

2021-06-29 — Actualizado el 2021-07-06

Versiones

Cómo citar

Hitotuzi, N., & Luna de Morais, M. (2021). EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS COM A LESSON STUDY: EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 830–854. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4423 (Original work published 29 de junio de 2021)

Número

Sección

Artigos de Revisão