QUANDO MUDAR SIGNIFICA PERPETUAR: OS EFEITOS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores/as

  • Shirlei de Souza Corrêa Centro Universitário Uniavan

Resumen

Reconhecendo a possibilidade de interpretação toda e qualquer política pública está sujeita e baseados na teoria de Stephen Ball e colaboradores que defendem que as políticas têm efeitos em vez de simplesmente resultados, temos como objetivo analisar os efeitos das mudanças ocorridas a partir da implantação e implementação do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI que, apesar de não ser propriamente uma política pública, é considerado como um importante movimento e parte constituinte da política educacional para o Ensino Médio – EM brasileiro. Já que esse programa centra-se nas inovações propiciadas à comunidade escolar, principalmente as curriculares. Para a construção dos dados utilizamos a pesquisa documental – que se concentrou em documentos oficiais que tem relação com o programa e na observação não participante, que aconteceu em cerca de 30 horas, numa escola de EM do litoral catarinense, vinculada à rede pública estadual, que teve o programa implantado e implementado. A análise realizada nos leva a crer que a política foi recriada no contexto da prática e a implantação desse programa contribuiu para a perpetuação de uma prática já celebrada. O que contribui para a defesa da tese de que a proposta de inovação curricular do Programa Ensino Médio Inovador não se configurou integralmente no contexto da prática. Podemos dizer, então, que o que vimos foi uma política constituída pela escola, diferente da inicial, constituída para a escola.

Publicado

2020-11-17

Cómo citar

de Souza Corrêa, S. (2020). QUANDO MUDAR SIGNIFICA PERPETUAR: OS EFEITOS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 633–645. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4386

Número

Sección

Ciências Humanas