EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO FORMATIVO EMANCIPATÓRIO

AN EMANCIPATORY FORMATIVE PROCESS

Autores/as

  • Aline Praxedes Araujo Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Educação Básica do Campo. Currículo. Identidade Camponesa.

Resumen

O presente estudo tem como escopo a investigação acerca do currículo da Educação Básica do Campo. A problemática surgiu ao reconhecer as ações dos movimentos sociais e sindicais do campo na luta pelo direito à educação em sua realidade local. A questão norteadora para o presente estudo é: como o currículo da Educação do Campo pode condicionar o processo formativo das crianças e dos jovens do campo para sua emancipação? Para realizar a presente reflexão, apresentamos uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental numa abordagem qualitativa. Concluímos que a educação, enquanto direito fundamental, deve ser garantida aos camponeses e às camponesas; a Educação do Campo é sua legitimação, além de primordial para o reconhecimento da diversidade cultural e étnica do campo.

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Araujo, A. P. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO FORMATIVO EMANCIPATÓRIO: AN EMANCIPATORY FORMATIVE PROCESS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 483–496. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4215

Número

Sección

Ciências Humanas