EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO FORMATIVO EMANCIPATÓRIO

AN EMANCIPATORY FORMATIVE PROCESS

Autores

  • Aline Praxedes Araujo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação Básica do Campo. Currículo. Identidade Camponesa.

Resumo

O presente estudo tem como escopo a investigação acerca do currículo da Educação Básica do Campo. A problemática surgiu ao reconhecer as ações dos movimentos sociais e sindicais do campo na luta pelo direito à educação em sua realidade local. A questão norteadora para o presente estudo é: como o currículo da Educação do Campo pode condicionar o processo formativo das crianças e dos jovens do campo para sua emancipação? Para realizar a presente reflexão, apresentamos uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental numa abordagem qualitativa. Concluímos que a educação, enquanto direito fundamental, deve ser garantida aos camponeses e às camponesas; a Educação do Campo é sua legitimação, além de primordial para o reconhecimento da diversidade cultural e étnica do campo.

Referências

[1] RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular; 2012. p. 295-301.
[2] CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular; 2012. p. 259-267, 2012.
[3] TRIVIÑOS, Augusto. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas; 1987.
[4] MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec; 2013.
[5] OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; CAMPOS, Marília. Educação Básica do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular; 2012. p. 239-246.
[6] GONH, Maria da Glória. Teorias dos Movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola; 1997.
[7] GONH, Maria da Glória. Retrospectiva sobre a Educação Popular e os movimentos sociais no Brasil. Movimento – Revista de Educação. Niterói, ano 4, n. 7, jul./dez., 2017. p. 10-32.
[8] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 67º ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra; 2019. [1972].
[9] SAUL, Ana Maria. Currículo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2ª ed., rev. amp., 1º reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. [Livro eletrônico].
[10] MOLINA, Mônica Castagna; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. Reflexões sobre o processo de realização e os resultados dos Seminários Nacionais de Formação Continuada de Professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. In: MOLINA, Mônica Castagna; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. (Orgs.). Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. 1º ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2019. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, vol. 9) [Livro eletrônico].
[11] BRASIL. Constituição do Brasil de 1988. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 27 de julho de 2020.
[12] VILHENA JÚNIOR, Waldemar Moura; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. Políticas públicas e os movimentos sociais Por uma Educação do Campo. In: GHENDIN, Evandro. (Org.). Educação do Campo: epistemologia e práticas. 1º ed. São Paulo: Cortez; 2012. p. 169-194.
[13] I CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. “Por uma Política Pública de Educação do Campo: compromissos e desafios”. Texto-Base. Luziânia, GO, 27 a 31 de julho de 1998.
[14] ARROYO, Miguel Gonzalez. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Brasília: Articulação Por Uma Educação Básica do Campo; 1999. p. 10-38. (Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, vol. 2)
[15] II CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. “Por uma Política Pública de Educação do Campo”. Texto-Base. Luziânia, GO, 2 a 6 de agosto de 2004.
[16] FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: Contribuições Para a Construção de Um Projeto de Educação do Campo. Brasília, Distrito Federal: Articulação Nacional Por uma Educação do campo, Caderno 5, 2004. p. 32-53
[17] ARROYO, Miguel Gonzalez. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular; 2012. p. 555-563.
[18] BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 36, 4 de dezembro de 2001/ Resolução CNE/CEB nº 1, 3 de abril de 2002. Estabelece as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em 25 de julho de 2020.
[19] BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 3, 18 de fevereiro de 2008/ Resolução CNE/CEB nº 2, 18 de abril de 2008. Estabelece as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em 25 de julho de 2020.
[20] RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; MARQUES, Dayana Ferreira; RODRIGUES, Adriege Matias; DIAS, Gilvania Lima. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, v. 42, abr./jun. 2017. p. 707-728. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623657687 Acesso em: 29 de julho de 2020.
[21] BATISTA, Maria do Socorro Xavier. Movimentos sociais e educação popular do campo: (re)construindo território e a identidade camponesa. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; JEZINE, Edineide. (Orgs.). Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas, São Paulo: Editora Alínea; 2007. p. 169-190.
[22] CALDART, Roseli Salete. Concepção de Educação do Campo: um guia de estudo. In: MOLINA, Mônica Castagna; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. (Orgs.). Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. 1º ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, vol. 9) [Livro eletrônico].

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Araujo, A. P. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO FORMATIVO EMANCIPATÓRIO: AN EMANCIPATORY FORMATIVE PROCESS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 483–496. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4215

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas