ENSAIO “SOBRE SUJEITO E OBJETO” DE THEODOR ADORNO INSTITUINDO ELEMENTOS PARA UMA TEORIA CRÍTICA: FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Autores/as

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre
  • Maria Aldecy Rodrigues de Lima Universidade Federal do Acre

Resumen

É propósito deste trabalho apresentar considerações sobre as teses presentes no conjunto de 12 partes que compõe o texto Sobre Sujeito e Objeto, de Theodor Adorno, relacionando a posição do autor com sua linha biográfica, marcada pelos acontecimentos históricos, bem como pelo itinerário do pensamento filosófico, elementos estes que pautaram a construção de sua teoria crítica, e, em consequência, o pensamento pedagógico do autor.  Para tanto, iniciamos com algumas considerações sobre a forma e o conteúdo do texto Sobre Sujeito e Objeto. No segundo momento apresentaremos uma chave de leitura, enquanto possibilidade de organização do texto por seu autor, passando então, a nos deter em cada uma das 12 partes, buscando, além das teses de cada uma das partes, apresentar a interlocução de Adorno com as epistemologias que lhe servem de apoio ao debate em questão. Finalizamos apontando o pessimismo adorniano ao constatar que a força, que tanto se esperou da consciência, não foi suficiente para fazê-la autônoma, pois, ao contrário das promessas iluministas, a racionalidade perde o controle e se desprende de si mesma, convertendo-se verdadeiramente em degeneração da consciência crítica, esvaziando, assim, a condição autônoma do sujeito. A teoria crítica, que serve de base a uma educação emancipatória, capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos será a chave para o enfrentamento da barbárie que vigora na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: 1. Sujeito e Objeto; 2. Theodor Adorno; 3. Teoria crítica.

Biografía del autor/a

Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela UFRN; Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguages - UFAC e do Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC. Líder do Grupo de Pesquisa GEPED/UFAC. 

Citas

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Rocha, C. de J., & Rodrigues de Lima, M. A. (2021). ENSAIO “SOBRE SUJEITO E OBJETO” DE THEODOR ADORNO INSTITUINDO ELEMENTOS PARA UMA TEORIA CRÍTICA: FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 904–923. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4201

Número

Sección

Ensaio Acadêmico