ENSAIO “SOBRE SUJEITO E OBJETO” DE THEODOR ADORNO INSTITUINDO ELEMENTOS PARA UMA TEORIA CRÍTICA: FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Resumen
É propósito deste trabalho apresentar considerações sobre as teses presentes no conjunto de 12 partes que compõe o texto Sobre Sujeito e Objeto, de Theodor Adorno, relacionando a posição do autor com sua linha biográfica, marcada pelos acontecimentos históricos, bem como pelo itinerário do pensamento filosófico, elementos estes que pautaram a construção de sua teoria crítica, e, em consequência, o pensamento pedagógico do autor. Para tanto, iniciamos com algumas considerações sobre a forma e o conteúdo do texto Sobre Sujeito e Objeto. No segundo momento apresentaremos uma chave de leitura, enquanto possibilidade de organização do texto por seu autor, passando então, a nos deter em cada uma das 12 partes, buscando, além das teses de cada uma das partes, apresentar a interlocução de Adorno com as epistemologias que lhe servem de apoio ao debate em questão. Finalizamos apontando o pessimismo adorniano ao constatar que a força, que tanto se esperou da consciência, não foi suficiente para fazê-la autônoma, pois, ao contrário das promessas iluministas, a racionalidade perde o controle e se desprende de si mesma, convertendo-se verdadeiramente em degeneração da consciência crítica, esvaziando, assim, a condição autônoma do sujeito. A teoria crítica, que serve de base a uma educação emancipatória, capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos será a chave para o enfrentamento da barbárie que vigora na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: 1. Sujeito e Objeto; 2. Theodor Adorno; 3. Teoria crítica.
Citas
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