A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA NO ESTADO DO ACRE: UM DIÁLOGO JURÍDICO, INSTITUCIONAL E PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Leonardo Honorato Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Charles Borges Rossi Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Maria Antônia Brito Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC)

Palabras clave:

pandemia, educação à distância (EAD), princípios e finalidade da educação, multiletramentos, Amazônia

Resumen

O presente artigo promove um diálogo entre as finalidades e princípios da educação enunciados na legislação [1], a perspectiva teórica dos multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres [2] e a realidade prática encontrada no Estado do Acre para implementação da educação à distância (EAD) durante a pandemia. Para tanto, conceituou-se o direito à educação e a educação à distância a partir de suas definições legislativas. Após, analisou-se qualitativamente as disponibilidades dos dispositivos tecnológicos que medeiam a educação à distância com base em dados oficiais referentes ao Estado do Acre. Ao final, foram avaliados os dados levantados sobre os dispositivos mediadores da EAD e sua (des) conformidade com os princípios e finalidades da educação, bem como suas implicações pedagógicas, sob a perspectiva teórica. Concluiu-se que a política pública da EAD, quando contabilizada como carga horária letiva, viola os princípios e finalidades da educação enumerados na LDB.

Biografía del autor/a

Leonardo Honorato Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestrando do Programa de pós-graduação em ciências ambientais da UFAC, Campus Floresta.

Charles Borges Rossi, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professor Dr. do Curso de Direito da UFAC, Campus Floresta.

Maria Antônia Brito Oliveira, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Estudante do Curso de Direito da UFAC, Campus Floresta.

Citas

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Honorato Santos, L., Borges Rossi, C., & Antônia Brito Oliveira, M. (2021). A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA NO ESTADO DO ACRE: UM DIÁLOGO JURÍDICO, INSTITUCIONAL E PEDAGÓGICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 360–390. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4185

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas