A FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS MATEMÁTICAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores/as

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palabras clave:

Educação Matemática. Anos iniciais. Formação de Professores.

Resumen

Este artigo, resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, buscou identificar as concepções que os futuros docentes têm da Matemática e compreender como as ações de formação, propostas durante um componente curricular que trata do ensino da Matemática, influenciaram no movimento de ressignificação da concepção apresentada. Participaram deste estudo 31 estudantes do curso de Pedagogia. Para produção de dados optou-se pela aplicação de um questionário e as folhas de registro onde os participantes refletiam sobre as atividades desenvolvidas ao longo do semestre. O trabalho realizado favoreceu a construção do conhecimento matemático e a formação da educadora e do educador matemático para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografía del autor/a

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador e do Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (Uneb/PPGESA), na condição de vice-líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE). 

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Silva, A. J. N. da. (2021). A FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS MATEMÁTICAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 677–691. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4104

Número

Sección

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar