A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS: A BIOPIRATARIA

Autores/as

  • Josiane Aparecida Rodrigues Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Janaína Paolucci Sales de Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palabras clave:

Bioeconomia; Recursos genéticos; Biotecnologia.

Resumen

Com o avanço da biotecnologia e a ambição pela obtenção de lucro, tem-se a biopirataria, que se trata da extorsão de recursos genéticos de nações ricas em biodiversidade, como o Brasil, com a finalidade de obter patentes sobre invenções originadas a partir de material genético e/ou conhecimentos de comunidades tradicionais ligados ao manejo da biodiversidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a biopirataria no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, enfatizando pontos inerentes: relação homem/natureza, biodiversidade e bioprospecção. Temos presenciado a destruição dos recursos naturais em níveis cada vez maiores, impulsionada, principalmente, pelo sistema do capital no qual estamos imersos. A partir do momento em que o homem objetiva a apropriação de recursos naturais a fim de produzir mercadorias, tem-se a transformação da relação homem/natureza. Neste cenário, surge a Convenção sobre a Diversidade Biológica reconhecendo a soberania de cada país sobre os recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados alocados em seu território. Concluiu-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido em busca da efetividade da CDB e que através do incentivo à bioprospecção ética e justa, a exploração sustentável da biodiversidade torna-se um caminho para o desenvolvimento sustentável do Brasil, trazendo benefícios aos três pilares: econômico, social e ambiental.

 

Biografía del autor/a

Josiane Aparecida Rodrigues Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá/AM, Brasil. 

Janaína Paolucci Sales de Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Biotecnologia. Professora Adjunta do Departamento de Produção Animal e Vegetal da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM, Brasil. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM.

Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Aparecida Rodrigues Silva, J., & Paolucci Sales de Lima, J. (2021). A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS: A BIOPIRATARIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 834–852. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3872

Número

Sección

Artigos de Revisão

Artículos más leídos del mismo autor/a