APTIDÃO FÍSICA RELACIONADO À SAÚDE DE ESCOLARES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO-ACRE
Aptitud física relacionada con la salud de estudiantes de escuelas primarias en el municipio de Rio Branco-Acre
Palabras clave:
Aptidão física; saúde escolar; testes físicosResumen
Objetivo: Analisar os níveis de aptidão física relacionada à saúde de escolares do 9º ano do ensino fundamental II da escola estadual Dr. João Batista Aguiar, do município de Rio Branco, Acre. Método: Os sujeitos deste estudo, de caráter descritivo exploratório, foram 34 adolescentes, do sexo masculino e feminino, com idades entre 14 e 15 anos. O perfil de aptidão física relacionada à saúde foi descrito a partir dos testes preconizados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Os indivíduos foram submetidos aos testes de flexibilidade, resistência abdominal, corrida/caminhada de 6 minutos, teste do quadrado, corrida de 20 metros e Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o nível de aptidão física, assim como testes antropométricos de estatura, massa corporal e envergadura. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS for Windows v. 22.0, considerando significativas as diferenças para p<0,05. Resultados: Foi verificado que os adolescentes apresentam alta prevalência de inaptidão física nos testes de desempenho motor, classificando aproximadamente 90% dos indivíduos na zona de risco a saúde. Contudo o valor para o IMC é classificado como zona saudável para a grande de maioria dos indivíduos. Conclusão: Os adolescentes avaliados nesta pesquisa da Escola estadual de Ensino fundamental Dr. João Batista Aguiar se encontram fora dos padrões mínimos necessário dos níveis de aptidão física relacionada a saúde.
Palavras-chaves: Aptidão física; saúde escolar; testes físicos.
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